Começar pela mudança dos hábitos de consumo
A economia solidária como processo para a outra economia
Luis Razeto
Na criação de outra economia, o ponto de partida é a transformação do
consumo. A razão disto é clara: assumindo como fim da nova economia o
ser humano, a sua realização e felicidade, é preciso que se comece por
examinar se o seu consumo de bens e serviços que produz a economia está
servindo a este objetivo, que leva necessariamente a satisfazer as
verdadeiras necessidades do ser humano.
À economia capitalista não interessa que as pessoas sejam felizes nem
que se realizem comunitariamente. Interessa só que os indivÃduos estejam
no mercado e comprem o mais possÃvel, mercado para o qual é melhor
inclusive que as pessoas permaneçam insatisfeitas, se isto as leva a
comprar mais coisas e serviços.
O consumo, tal como é atualmente, leva as pessoas a viver as suas
necessidades de tal maneira que as torna passivas, dependentes e
competitivas. Será radicalmente diferente o consumo que nos torna
pessoas criativas, autônomas e solidárias; mas este novo modo de consumo
leva a entender de outra maneira as necessidades humanas.
É essencial deixar de pensar as necessidades como carências, como
vÃcios que devem se prover dos bens e serviços de tal modo que haveria
um jeito de correspondência biunÃvoca entre as necessidades e os
produtos e serviços. A cada necessidade corresponderia um produto, e a
cada produto corresponderia uma necessidade. Porém, desta maneira, as
necessidades seriam procuradas como necessidades do próprio ser, mas
como as necessidades de comprar e ter coisas e serviços.
Supõe-se aliás que as necessidades acontecem, isto é, satisfazem-se
cada vez que os vazios se enchem com certos produtos, mas elas voltam
aos poucos a se apresentar insatisfeitas e, portanto, estariam sempre
demandando os bens e serviços que as satisfazem por algum tempo, para
que mais adiante voltem a se apresentar os vazios, as carências.
Mas somos assim os seres humanos? Somos estas coisas com tantas
carências, com tantos espaços vazios, que se enchem e que se esvaziam,
que vão se multiplicando e crescendo, e que exigem sempre mais bens e
serviços com que se satisfaçam? Ou é que assim nos quer o mercado
capitalista?
Atualmente as necessidades e o consumo estão crescendo enormemente,
tanto pela lógica do mercado capitalista como pela do Estado benfeitor,
de modo que a economia está fortemente pressionada a crescer, a
multiplicar a sua oferta de bens e serviços, para satisfazer tanto as
demandas coletivas que se exigem ao Estado, como as demandas individuais
que se expressam no mercado. Desde ambas as perspectivas, desde ambas as
lógicas, se está vivendo uma alta do umbral da quantidade de produtos
que se exigem e do nÃvel de acesso ao que se aspira.
O consumidor moderno parece insaciável e é tremendamente solicitante
e exigente, pois considera que tem direito a que o Estado lhe conceda
tudo de que necessita para alcançar o nÃvel social médio e, além disto,
ele tem o direito que o mercado lhe proporcione tudo o que deseja e pode
pagar. E, se não pode pagar, considera que tem o direito a que lhe deem
o crédito para comprar.
Esta verdadeira explosão de necessidades e demandas para o mercado e
para o Estado gera uma pressão muito grande sobre o sistema produtivo.
Uma pressão para crescer, isto é, para aumentar aceleradamente o
processo de produção de bens e serviços juntamente com a acelerada
expansão das necessidades.
Mas é preciso perguntar: é possÃvel o crescimento indefinido? Haverá
recursos e capacidades suficientes para sustentar o crescimento
permanente? Se continuar por esse caminho, serão reversÃveis as
consequências que estão incidindo sobre o meio ambiente e a ecologia? E
será possÃvel superar os gravÃssimos impactos que o consumismo
exacerbado faz cair sobre a convivência coletiva, a governabilidade, a
ética social e os valores culturais e espirituais?
Mais ainda, não é por acaso por estar chegando aos limites possÃveis
deste crescimento de consumo que hoje se torna evidente a crise
sistêmica da civilização moderna, e se percebe a necessidade urgente de
construir uma civilização e uma economia diferentes?
E, indo mais a fundo no assunto: será verdade que chegando a mais
produtos e serviços alcançamos uma melhor satisfação das necessidades
humanas, que nos tornamos mais felizes, que nos realizamos melhor como
pessoas?
O consumidor moderno não é um consumidor criativo, autônomo e
solidário. Pelo contrário, o seu consumo é imitativo, dependente e
competitivo. Trata-se de um consumo que apequena as pessoas, e que, em
definitivo, gera insatisfação e infelicidade, que parece ser o estado
habitual, mais amplo, em que se encontram muitas pessoas em fase
terminal de crise da civilização moderna.
Desse consumo imitativo, dependente, compulsivo e competitivo teremos
que nos libertar, para chegar a um consumo autônomo, criativo e
solidário, como o que corresponde a uma nova e superior civilização. E
essa mudança não a farão nem o mercado nem o Estado; é absurdo exigir do
mercado ou do Estado, que são os impulsores do consumo dependente e
passivo.
A mudança nas maneiras de consumo só é possÃvel se a fizermos nós
mesmos, mudando cada um e gerando, a partir do nosso cÃrculo, uma
mudança cultural que vá propagando um novo modo de viver as necessidades
e de consumir o que é conveniente para a nossa realização pessoal e para
o nosso desenvolvimento social.
O consumidor criativo, autônomo e solidário identifica os seus
objetivos procurando a sua realização como pessoa humana integral, a
satisfação de suas verdadeiras necessidades, que não são as que indicam
o mercado e o Estado, nem mesmo os nossos instintos imediatos, mas as
que descobrimos mediante o conhecimento da nossa natureza humana,
daquilo que somos e do que estamos orientados a ser. E sabe que está
inserido em uma comunidade de iguais, que vive em um ambiente natural
junto a muitos outros seres e espécies de viventes, em relação aos quais
tem responsabilidades essenciais.
Quando vivemos as necessidades de modo verdadeiramente humano, as
experimentamos no plano da consciência. Inclusive as necessidades
corporais, como a de nos alimentarmos e nos abrigarmos, se vivemos
subjetivamente. As necessidades não são satisfeitas somente mediante a
coisa que se tem ou a ação externa à qual nos aproximamos, mas pela ação
do sujeito que a usa ou pelo serviço externo realizado.
A melhor satisfação das necessidades, chegar a uma superior qualidade
de vida, e a realização pessoal ou grupal, não implicam incrementar as
compras e o consumo, nem exigem necessariamente uma maior produção. Em
troca, um ‘bom consumo’, um consumo realizador, leva a uma transformação
radical da produção.
Se se produz para a satisfação das necessidades e o desenvolvimento
humano, grande parte da atual produção, e, em particular, muitos bens e
serviços que satisfazem o consumismo e o consumo dependente, imitativo e
competitivo, deixarão de ser necessários e úteis. Uma nova estrutura da
produção irá sendo criada na medida em que mais pessoas e grupos forem
adotando os critérios que forem próprios para um ‘bom consumo’. Neste
sentido podemos prever que se expandirão a agricultura e a produção de
bens e serviços básicos, juntamente com a educação e a cultura, as
comunicações e os serviços de proximidade. Poderiam diminuir a mineração,
a indústria pesada, o transporte, a indústria do petróleo e seus
derivados, a indústria quÃmica, os serviços financeiros e a extensa
produção de coisas de pouco valor.
Nesta direção podemos ver que na outra economia seria necessário
experimentar um grande desenvolvimento no trabalho autônomo e
associativo, na auto-produção, nos processos de desenvolvimento local.
Como resultado de tudo isto, melhorarão conjuntamente o meio ambiente e
a qualidade de vida, chegando-se a um tipo de desenvolvimento muito
diferente do insustentável crescimento econômico atual.
Em correspondência com as novas formas de consumo, viveremos um
processo de crescimento da capacidade de produção das pessoas, das
famÃlias, das comunidades e dos grupos locais. Vimos, com efeito, que o
‘bom consumo’ leva as pessoas e as comunidades da dependência Ã
autonomia. Este é um processo, e, na realidade, a autonomia se torna
possÃvel uma vez alcançado certo nÃvel de desenvolvimento pessoal.
São a insegurança, a carência de capacidades, a falta de relações, a
ausência de convicções que tornam tão apreciada a aquisição de coisas e
o recurso a serviços externos. Porém, quando se alcança certo nÃvel de
desenvolvimento pessoal, nós nos tornamos mais autossuficientes e menos
necessitados de bens e serviços externos. Se alguém tem um bom
desenvolvimento pessoal, uma riqueza de personalidade, é muito provável
que precise comprar menos bens e serviços, não porque tenham
desaparecido as suas necessidades, mas porque se satisfazem mais
automaticamente e o sujeito coloca maior dedicação às dimensões em que é
capaz de autogerar projetos satisfatórios por sua conta.
Luis Razeto
Santiago do Chile
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